Terça-feira, Agosto 30, 2005

Só faltava essa: Banco Da Minha Vida Tabela De Senhas

O Banco Real, o Banco Da Minha Vida, acaba de lançar a versão acochambrada daqueles chaveirinhos que geram senhas aletórias diferentes para acesso ao Internet Banking. Os chaveirinhos (ou tokens) existem há algum tempo e aumentam a segurança no acesso a banco pela Internet.

A idéia dos chaveirinhos é simples: de tempos em tempos ele gera uma senha aleatória e exibe no visor. na hora de acessar sua conta, você deve fornecer a senha naquele momento. Como o servidor do banco está sincronizado com o chaveiro, ele sabe se a senha é correta ou não.

Pois bem, o Real inventou uma ultra segura novíssima tecnologia que chega em sua casa num encarte grosso de papel reciclado prometendo proteger você de ataques virtuais. É a exclusiva e inovadora Real Tabela de Senhas! Sim, eles te mandam 50 senhas aleatórias impressas num cartão. No Site, eles chegam e perguntam: qual é a décima quinta senha? qual é a trigésima nona senha? etc

É o exclusivo token ultra moderno que nosso país miserável está lançando pra economizar com os tokens de verdade! Ultra modernidade e ultra segurança! :-P

E, lógico, como o token gera senhas infinitamente, é bem provável que o Real troque essa Tabela de Senhas periodicamente "para aumentar a segurança".

Palhaçada total. Eu já tinha 1 senha pro cartão, 1 senha pro caixa eletrônico, 1 senha pro disque real e 1 senha para a Web. Agora tenho mais 50 senhas!! Que emocionante! 54 senhas pra movimentar a droga do meu dinheiro!

Isso me lembra uma discussão acalorada no GUJ recentemente quando questionavam os métodos obscuros, difíceis e inseguros de "segurança" nos Internet Banking. Na ocasião, a discussão centrava-se na imbecilidade que são os teclados virtuais e em formas mais seguras e inteligentes de se autenticar (entre elas, os tais chaveirinhos e biometria).

Aliás, só pra constar: quando entro no Banco Da Minha Vida, digito minha senha da Web com um teclado virtual. Aí, quando vou movimentar algo, eles me pedem alguma das 50 senhas do cartão. Olho o cartão e acho a senha, mas não posso digitar a senha! Mostram uma tabela com mais números e preciso acertar a combinação dos números com base na senha da tabela (aquela coisa de "Digite A se for 3 ou 7" etc).

Por essas e outras que juntar moedas num cofrinho aqui em casa tem me parecido uma ótima idéia...

Segunda-feira, Agosto 22, 2005

Dite as regras na sua aplicação: Web MVC com IoC e Reflection

Dite as regras na sua aplicação: Web MVC com IoC e Reflection é a minha palestra/tutorial apresentada no Conexão Java 2005. Você pode ver o conteúdo aqui.

Não coloquei os slides no ar. Preferi colocar uma página só com todo o conteúdo dos slides e mais algumas explicações (pra quem for ler não ficar perdido). Os códigos que a gente fez estão disponíveis em links.

Se alguém tiver alguma dúvida, pode mandar um e-mail pra mim em sergio arroba caelum.com.br

----
E, pessoal, valeu mesmo pelos elogios! Li os comentários que vocês estão deixando e estou bastante feliz com o sucesso da palestra!

Conexão Java 2005

Esse final de semana rolou o Conexão Java lá na Anhembi-Morumbi. O evento foi sensacional! Encontrei e conheci bastante gente do GUJ e do PortalJava, pessoalzinho gente fina!

Só pude ir no sábado, quando apresentei um tutorial sobre Web, MVC, IoC e Reflection. O tutorial foi bem legal, acho que o pessoal gostou!

Aliás, pro pessoal que foi no meu tutorial, peço mais um dia de paciência que estou acabando de preparar o material e o código pra colocar no ar. Enquanto isso, vocês podiam deixar um comentário aqui dizendo o que acharam e como poderia ter sido melhor. (aliás, foi minha primeira palestra da vida hehehe então aposto que dá pra melhorar bastante)

Ah! E se, eventualmente, mesmo sendo bem improvável, alguém esbarrou no botão da câmera digital durante meu tutorial, peço que me mande a foto... pra eu guardar de recordação :-P

Sexta-feira, Agosto 12, 2005

Dite as regras na sua aplicação: Web MVC com IoC e Reflection

Esse é o título do meu tutorial no Conexão Java 2005! Vamos implementar, do zero, um framework Web MVC usando IoC e muita Reflection.

Já tentou programar só em Servlets e JSP? Tentou algum framework pronto por aí? Dite as regras na sua aplicação! Use um framework que você desenvolveu e sabe como funciona.

O tutorial começa as 16h de sábado, dia 20, e dura 2h, com muito código e prática. Se você se interessa por Web, MVC, IoC ou Reflection, ou está cansado de Struts, Webwork, Spring etc, venha participar.

Lembrando que o Conexão Java é um evento gratuito e de altíssima qualidade. Faça já sua inscrição (até dia 16).