Terça-feira, Setembro 28, 2004

Grandes portais: progressos e retrocessos no desenvolvimento Web

O Terra está de cara nova! Um usuário comum irá apenas sentir o grande aumento na velocidade de carregamento, mas a Internet é um lugar melhor a partir de hoje com a adoção da filosofia "tableless" pelo portal e pela adoção dos padrões do W3C.

Por todos os blogs de WebDesign brasileiros só se fala nesse grande avanço que um dos maiores portais brasileiros fez. A realização se deu após um treinamento do pessoal do Terra com o pessoal da Atípico (mantenedora do Tableless.com.br). O tamanho total da Home Page do Terra teve uma diminuição incrível de 40%, passando de 81kb para 48kb, um ganho de 7 segundos para quem está conectando via modem!

Em compensação, outro grande portal, o velho iG (novo "Internet Generation") tem um dos piores Sites entre os grandes portais brasileiros - pra não dizer o pior. O Jonas Galvez comentou:

1) o site usa sniffers em JavaScript, uma técnica arcaica (se é para checar o navegador, que seja então pelo header HTTP User-Agent e não via JavaScript) e 2) o HTML retornado para navegadores modernos (praticamente qualquer coisa exceto IE) tem quase o dobro do tamanho do HTML que é retornado para IE, que usa as ridículas tags abreviadas e depende inteiramente de JavaScript para renderizar o conteúdo.
Para se ter idéia, a home do iG foi capaz de travar meu IE6 no Wine todas as vezes que tentei abri-la! Peguei o código então para dar uma olhada e é simplesmente ridículo! Joga para o alto tudo (tudo mesmo) de padrões W3C e tenta diminuir o código html com truques imbecis para não precisar fazer uma Home Page que preste! O iG é uma vergonha para a Web brasileira.

Se você quiser ter alguma idéia do código, veja aqui se entende alguma coisa do que está escrito.

A Revolução continua! Vamos mudar o mundo!

A primeira campanha do SpreadFirefox foi um sucesso absoluto ao conseguir alcançar a incrível marca de 2 milhões de downloads do Firefox1.0PR em 10 dias (a meta inicial era de 1 milhão de downloads).

Agora, está lançada a segunda campanha: atingir 10 mil novos usuários cadastrado no SpreadFirefox em 10 dias. Você ainda não se cadastrou?! Cadastre-se já e ajude a mudar o mundo!

Porque é importante se cadastrar? Bem, se você é uma pessoa consciente e preocupada com os problemas do mundo, sabe a importância do Firefox. E o SpreadFirefox é o local onde todos os revolucionários estão se encontrando para organizar a divulgação do Firefox para o mundo!

Ande, participe desta luta!

Milhares de GMails pra cada um!!?

Sim! O sistema de recebimento de e-mails do GMail é muitíssimo flexível, fazendo com que milhares, milhões, bilhões (ok, são infinitas) de combinações apontem para a mesma conta.

Vamos começar com o facinho: o gmail não é sensível à caixa, então você pode alternar maiúsculas e minúsculas à vontade.

Ok, ok, nada muito original. Então que tal saber que o ponto não tem efeito algum?! Sim, você pode colocar quantos pontos quiser e onde quiser que não faz a menor diferença!

Ou seja, se você cadastrou "seunome.sobrenome@gmail" pode usar coisas do tipo: SeunomeSobrenome, seu.NomeSobre.N.o.me e etc.

Mas não é só isso! O recurso mais interessante é utilizar um operador mais ("+") no fim do seu login e colocar qualquer coisa depois dele! Sim, qualquer coisa! Assim, seu "email@gmail" pode virar "email+qualquercoisa@gmail" que você continuará recebendo!

Com isso, que tal cadastrar-se em listas de discussão com "seuemail+list@gmail" e criar um filtro fácil, fácil pra organizar essas mensagens?!!

São os poderes do super-gmail! Agora use a criatividade e faça bom proveito disso...

Segunda-feira, Setembro 27, 2004

JTableView

Estou precisando implementar uma tabela em Java daquelas cheias de frescuras (como ordenação). Alguns dias atrás postei no GUJ perguntando se já não existia alguma coisa pronta.

Hoje, o Rodrigo Klein colocou um link para um projeto chamado JTableView. Não tem todos os recursos que eu desejava, mas me pareceu bem interessante. Ele simplifica as coisas e já implementa algumas funcionalidades básicas.

Isso tudo, porque, cá entre nós, mexer com JTable é um saco!

Domingo, Setembro 26, 2004

Perl

Eu odeio Perl, como qualquer pessoa normal. Mas tenho que fazer um trabalho pra faculdade em Perl. Uma coisa não posso negar: ele é muito prático, dá pra fazer muita coisa em pouquíssimo tempo.

Mesmo assim, continuo odiando porque sei que daqui a dois dias não vou entender mais nada do que estava escrito (mesmo tendo escrito mais comentário que código!!). Aquilo é linguagem de maluco: $.~-%@#!"/$"'{$::}

Ainda sobre a facul, amanhã tenho prova de Cálculo 4. Não fui em nenhuma aula e não comecei a estudar ainda... vamos ver como vai ser...

Sábado, Setembro 25, 2004

Mudança

Cansei do Jablo! Isso mesmo, aquele Roller não presta então vou mudar meu blog de lugar. O problema só é que vai cair muito a quantidade de visitantes (o Jablo era uma boa propaganda), mas tudo bem.

Vamos ver como eu me saio no Blogger.com.