Segunda-feira, Maio 02, 2005

Como ser um WebDesigner no Linux: Programas Gráficos

[ da série Como ser um WebDesigner no Linux ]

Praticamente todas as necessidades de um WebDesigner quanto à programas gráficos resumem-se a um manipulador de imagens e um ilustrador vetorial. No Linux, há excelentes programas que suprem essas necessidades.

Manipulador de Imagens: O Gimp
Em qualquer TOP5 de programas Linux Desktop por aí você encontrará o Gimp. É um dos softwares livres mais bem sucedidos do mundo quando falamos de Desktop.

É o manipulador de imagens padrão do Linux. Tudo o que você precisa para manipular imagens profissionalmente você encontrará no Gimp, incluindo total suporte à camadas e centenas de filtros incríveis.

Se você está acostumado ao Adobe Photoshop talvez precise de algum tempo para se adaptar ao Gimp; mas nada que umas boas horas fuçando não resolvam.

A maior limitação do Gimp hoje é não trabalhar com CMYK, apenas RGB (por enquanto). Mas para WebDesign isso não é problema (seria até "vantagem") visto que a Web "é" RGB.

Ilustrador Vetorial: Inkscape
O Inkscape é o ilustrador vetorial mais completo hoje no Linux. Possui todas as ferramentas necessárias ao desenho vetorial e é extremamente leve. Não chega a ser um grande destaque como o Gimp mas é certamente o melhor programa para desenho vetorial no Linux.

Pra mim, a grande vantagem é o Inkscape - e seu irmão, Sodipodi - trabalhar tendo como base o formato SVG, padrão do W3C para gráficos vetoriais. Nada de .ai ou .cdr; a idéia é usar um padrão, um formato livre e aberto que te dará independência para sempre. Isso é especialmente interessante agora que o SVG está começando a pegar - o Firefox 1.1, por exemplo, já virá com suporte nativo à SVG.

----

E por falar em formatos livres, vale lembrar outra iniciativa belíssima de libertação, o Open Document. É um formato aberto e independente criado para Editores de Texto. O OpenOffice 2.0 usa terá esse formato como padrão, assim como KOffice e outros. Foi inclusive o padrão adotado pela União Européia para seus documentos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home