Quarta-feira, Abril 20, 2005

Como ser um WebDesigner no Linux: Editores HTML

[ da série Como ser um WebDesigner no Linux ]

Resolvido o problema dos IEs no Linux, um WebDesigner recém chegado do Windows pergunta: e o Dreamweaver? como sobreviver no Linux sem ele?

Antes de responder a isso (e adianto que há ótimas opções para Linux), já vou dizendo: eu não gosto de Dreamweavers da vida que geram código pra mim. Vejo o WebDesign como uma arte e um belo código só sai das mãos de um bom WebDesigner. Gosto de código limpo, bem estruturado, semântico e legível; logo, gosto de escrevê-lo.

Mas, como muita gente curte um bom editor WYSIWYG, vou apresentar algumas boas opções:

  • NVU - É o editor do Mozilla, baseado no Gecko. Está quase na versão 1.0 final e é muito bom. É extremamente completo, com FTP, editor CSS e até Tags Technorati. A grande vantagem é rodar em cima do Gecko, o motor de renderização do Firefox.

  • Quanta - É o editor do KDE e, portanto, usa o motor KHTML (do Konqueror e do Safari da Apple). Também é muito bom.

  • Amaya - É o editor "oficial" do W3C. Pessoalmente não gosto dele, mas tem suas vantagens, como implementar extremamente à risca os padrões. [Eu tive dificuldades em compilá-lo; só consegui instalar pelo rpm]
Baixe os 3 e teste-os! É a melhor forma de escolher e ver qual se encaixa melhor no seu gosto e nas suas necessidades. Eu pessoalmente ficaria com o NVU; ele é excelente e usa o Gecko o que é uma tremenda vantagem.

Editores sem WYSIWYG
Para os que curtem o bom e velho HTML sem WYSIWYG como eu, boas opções são:
Minha escolha pessoal é o Eclipse com alguns plugins; em especial, o phpeclipse, pois programo muitos sites em PHP. Reforço o link do blog do Diego que conta como ele escolheu o Eclipse e tem muitas informações pra quem quiser adotar essa forma de desenvolvimento.

Flash
E, aproveitando o ensejo, podemos falar da outra pergunta muito comentada: e Flash?

Bom, isso já é mais complicado. Ainda não há um bom programa para animações Flash no Linux. Muitos estão em desenvolvimento, como o Flash4Linux - F4L (http://f4l.sf.net/), mas nada chega aos pés da suíte de desenvolvimento que é o Flash MX 2004 com seu ActionScript 2.0.

Devo dizer que nada disso é problema pra mim. Eu, como já disse, adoro HTML e códigos elegantes, limpos e semânticos. Odeio sites em Flash. Acho que Flash deve ser usado para Aplicações como o mal-sucedido Applet Java. Nada de Sites. Portanto, tecnicamente, um WebDesigner não deve usar Flash na minha concepção; apenas programadores dessas Aplicaçoezinhas.

Mas, devo dizer que o Macromedia Flash roda no Linux usando o CodeWeaver. Aliás, o Dreamweaver também.

------

PS: Se você está curioso como eu estava, o Dreamweaver MX 2004 usa o engine do Opera; portanto, temos Gecko no NVU, KHTML no Quanta e Opera no Dreamweaver. O Trident (motor do IE) ficou de fora; deve ser usado apenas no Visual Studio :-P

1 Comments:

At 11:28 PM, Bruno Pena said...

nossa amigo
está lindo seu artigo!
realmente muito bom
obrigado por compartilhar seu conhecimento
meus parabéns!

 

Post a Comment

<< Home