Domingo, Abril 10, 2005

Como ser um WebDesigner no Linux: Instalando os Internet Explorer 6, 5.5 e 5

english version

[ da série Como ser um WebDesigner no Linux ]

Um bom WebDesigner, além de programar dentro dos padrões, não pode estar alheio aos usuários que infelizmente estão contaminados com o IE. É preciso fazer Sites que, além de respeitarem os padrões, sejam compatíveis com o IE 5+ (no mínimo).

Isso costuma ser um grande problema aos WebDesigners que trabalham com o Linux. Porém, é possível ter o Internet Explorer rodando perfeitamente no Linux com o auxílio do Wine. Este artigo apresenta o IEs4Linux, um projeto pessoal meu que instala as 3 versões principais do IE (5, 5.5 e 6) no Linux automaticamente.

É muito simples: basta abrir o Site do Projeto e baixar o arquivo. É um simples Bash Script. Execute-o , escolha o tipo de instalação, dê 2 cliques, espere um pouco e pronto; os 3 IEs estão instalados e funcionando!

Depois, por favor, venha aqui e coloque um comentário me avisando se funcionou pra você e colocando sua versão do Wine e sua distro.

--------------------

Atualizado em 3 de maio de 2005
O original deste post mostrava uma passo-a-passo de como instalar manualmente os IEs. Esse post deu origem ao IEs4Linux e portanto não há mais necessidade de fazer nada na mão. Mas se, mesmo assim, você quiser ver, o passo-a-passo está aqui em inglês.

4 Comments:

At Sábado, 09 Abril, 2005, Leonardo faria said...

E aí Sérgio...
eu trabalho no Slackware 10 e também uso o IE para ver como as páginas são renderizadas.
no linux, eu uso o winetools, que poupa um pouco esse trabalho

 
At Sábado, 09 Abril, 2005, Sergio said...

opa! blz leonardo?
entao, eu uso o winetools tbm para instalar o IE6 e para preparar a instalacao do IE5 e do IE55

o grande problema eh q soh eh possivel instalar os IEs antigos se vc tiver algum daqueles cds velhos ou se baixar em sites como o evolt (os servidores da microsoft nao deixam vc instalar coisas antigas).

entao o winetools soh funciona com o ultimo IE... se vc pretende rodar as 3 versoes do IE, dificilmente tera como escapar desses passos...

alias, esses passos sao bem simples. se alguem quiser condensar tudo isso num bash script q instale tudo automaticamente, mande pra mim depois q eu coloco aqui

 
At Sexta-feira, 15 Abril, 2005, Anonymous said...

É horrivel imaginar o uso do IE no Linux.

Tomara que a Microsoftprenda Você :P

 
At Terça-feira, 08 Novembro, 2005, MajorPain said...

Boas!! Trabalho com um sistema alojado em um servidor(Win2k) o qual várias lojas acessam usando o I.E., infelizmente o sistema só roda com I.E. mesmo, hoje instalei uma extension para o Firefox que permite visualizar sites como se estivessemos usando o I.E., funcionou perfeitamente em micros com o XP, 2k e 98, fiquei excitadissimo, pois estou tentando convencer o dono do grupo e do sistema a usar o Kurumin ou Ubuntu em todas as lojas, mas como nao dava pra rodar I.E. o bixo pegou... Achei esta ideia do IE4linux estupenda, mas estou com tremendas dificuldades em obter qualquer resultado no Kurumin... já instalei o Wine, mas sinceramente acho k o sucesso está esbarrando na minha total ignorancia com Linux. Baixei o IE4Linux, executo ele e nada acontece, ja tentei executar ele como root e nada tb, tenho o winxp em uma outra partiçao no mesmo hd. Se alguem poder me ajudar seria muito legal!

 

Postar um comentário

<< Home