Domingo, Fevereiro 06, 2005

O que é o Rojo

Algumas pessoas andaram me perguntando sobre o Rojo depois do meu pedido por um convite. Para matar a curiosidade alheia e dado que não há comentários sobre o Rojo na blogsphere brasileira ainda, vou mostrar-lhes esse novo serviço que está começando a pegar por aí.

O que é o Rojo?
Um leitor de notícias no estilo do Bloglines. Você cadastra os "feeds" RSS/Atom e ele organiza suas notícias pra você.
Integrado a isso, ele mantém sua rede de contatos conectada ao que você anda lendo. É possível então compartilhar as notícias entre seus amigos de várias formas.

Canais
Cada "feed" é chamado de canal no Rojo (channels). Você cadastra todos os canais que lê e pode separá-los em pastas.
Para cadastrar os canais, você pode:

  • indicar a URL exata do XML/RSS/Atom
  • importar um arquivo OPML (o Bloglines exporta seus feeds nesse formato)
  • mandar o Rojo buscar feeds em um certo site
  • procurar no diretório do Rojo
  • pedir sugestões de feeds ao Rojo dado um tema de interesse
  • encontrar feeds por autor
  • cadastrar-se em feeds que o Rojo sugere baseado nos seus canais atuais
  • cadastrar canais que o Rojo viu que estão linkados a um certo canal que você está lendo
Lendo as notícias
O Rojo te mostra as notícias em ordem cronológica; você pode ver todos os canais ao mesmo tempo ou clicar em um específico - ou numa pasta específica. Os títulos em negrito são as notícias ainda não-lidas; os outros, já lidos. O Rojo te dá acesso direto a todas as notícias, novas e antigas, de modo que é fácil manter-se atualizado ou relembrar coisas já vistas.

É possível acessar notícias já lidas, notícias recomendadas, notícias compartilhadas por seus contatos, notícias relacionadas ao Rojo (no Rojo Blog).

Em cada notícia, você pode: marcá-la como lida; destacá-la para ser compartilhada com seus contatos; enviá-la por e-mail para alguém; adicionar um comentário; adicionar tags.

Compartilhando notícias
Por enquanto, só é possível compartilhar com usuários do Rojo (as histórias destacadas; as enviadas por e-mail podem ser pra qualquer um, lógico).

Você adiciona seus contatos, habilita o compartilhamento e pronto! Basta marcar as notícias interessantes e seus amigos poderão lê-las.

E, claro, você pode ler as notícias compartilhadas por seus amigos como se fossem outro canal. Basta clicar no nome do contato e ver o que ele andou destacando.

Comentários [não há documentação ainda sobre esse item]
Você pode acrescentar comentários às notícias que lê. É útil para anotar algo que relacionou àquilo para depois se lembrar. Seus contatos vêem os comentários feitos nas notícias compartilhadas, de modo que é possível iniciar discussões sobre dada notícia.

Etiquetas (tags) [não há documentação ainda sobre esse item]
Adicione tags às notícias para encontrá-las mais tarde. Funciona muito próximo ao que é o del.icio.us hoje.
No blog de um desenvolvedor, diz que eles ainda não colocaram todas as funcionalidades de tags planejadas.

Alguns problemas que encontrei
  • Nas sugestões de canais, ele me indicou blogs de "Executivos da Microsoft Corporation". Só pode ser piada. Veja você mesmo os canais que eu leio na coluna aí do lado. Agora tente achar um só motivo pelo qual o Rojo acharia que estou interessado em ler o blog do Balmmer ou algo do tipo.
  • Senti uma certa demora em atualizar os canais. O Bloglines em geral demora até 1h entre a publicação e mostrar a notícia pra mim. O Rojo demorou mais de 5h em alguns casos. [a documentação diz que atualiza, no máximo, de hora em hora]
  • Problemas com acentos em alguns canais brasileiros (incluindo este blog). Ele simplesmente come os caracteres acentuados - não acontece com todos os canais acentuados. Provavelmente há um problema no parser com certos tipos de encoding (podia jurar que ele não se dá bem com UTF8 mas gosta de ISO8859-1). [comuniquei o erro à equipe do Site]
  • O sistema de busca é bem primitivo ainda. Eu queria buscar coisas como comentários que eu fiz ou notícias de um dado canal e não foi possível.
  • Algumas opções não estão bem implementadas ainda e a interface está meio pesada
Conclusões finais
Eu procurei o Rojo após ouvir certas coisas por aí. Estou um pouco cansado do Bloglines que anda deixando a desejar em alguns pontos, então fui ver se erá viável a migração.

Em geral, o Rojo está muito cru. É um serviço relativamente novo que está sendo comentado há apenas alguns meses lá fora. Não justifica a migração ainda; embora eu esteja achando que falatam coisas no Bloglines, ainda prefiro ficar com ele. [Vamos ver se as coisas melhoram agora que o Bloglines foi comprado pelo Ask Jeeves]

Eles estão colocando várias novas coisas sempre. Prometem um serviço bom quando sair a versão final. Mas, por enquanto, é um beta funcional mas pouco significativo. Esperemos pra ver!

Screenshots
Alguns links

0 Comments:

Post a Comment

<< Home