Terça-feira, Janeiro 25, 2005

Ben Goodger sai da Mozilla e vai para o Google

Ben é o líder e idealizador do Mozilla Firefox. Trabalhava para a Mozilla Foundation até o começo do ano. Hoje, ele anunciou em seu blog, que trabalha já há duas semanas para o Google. Segundo ele, muda apenas seu empregador; ele continuará sendo líder de desenvolvimento full-time do Firefox até, pelo menos, a versão 2.0.

A grande questão é porque ele foi pro Google agora. Não tem muito tempo que surgiram boatos sobre um suposto browser que o Google estaria querendo lançar tendo como base o Firefox. Nem o Ben nem ninguém comentaram nada a respeito do que ele fará no Google; apenas tem sido dito que nada mudará (provavelmente apenas a conta bancária dele hehehe).

Outro ponto a se comentar é o apoio do Google à comunidade open source (se foi este o real motivo da contratação). Também recentemente o Google foi fortemente criticado por usar diversos produtos open source mas não contribuir com a comunidade. Pode ser que a contratação de Ben tenha sido uma indicação no sentido de reverter essa situação.

Lembrando que muitos colaboradores (tempo integral ou parcial) da Mozilla Foundation são empregados de outras empresas, como IBM, Oracle, Red Hat, Novell, Sun e,agora, Google. Vamos esperar pra ver como se desenrola essa história.

update: mais um! enquanto eu viajava, Darin Fisher também foi pro Google. e os rumores do GoogleBrowser estão crescendo...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home