Terça-feira, Janeiro 25, 2005

Aula de JForms com o Lohis

Aconteceu por quase 3h hoje uma aula sobre o projeto JForms com o pessoal de lá, que são brasileiros. Para a aula, foi usado o software Lohis, também criado por um brasileiro. Como são duas novidades, vou comentá-las separadamente.

JForms
É um projeto open source que pretende criar um completo framework MVC para desenvolvimento de aplicações com Swing. O objetivo é acabar com a salada que mistura a View (em Swing) com o Controller das aplicações Desktop em Java que normalmente são feitas hoje.

Ele tem um modelo baseado no WebWork, com definição de Actions e mapeamento em XML dessas actions com os componentes Swing. O projeto provê os diversos componentes do Swing encapsulados dentro do framework com tudo muito simplificado e limpo (e inclusive alguns componentes adicionais).

Ainda não foi lançada nem a primeira versão beta do projeto (hoje ainda estão no beta1-RC1). Muita coisa ainda precisa ser implementada e falta ainda muita documentação. Mas o projeto apresenta um enorme potencial e promete facilitar muito o desenvolvimento em Swing num futuro bastante próximo.

Lohis
É um software (em Java também) feito para aulas on-line e desenvolvido por Sérgio Oliveira. Instrutor e alunos conectam-se ao servidor do projeto e assistem a aula que é dada via WebCam e Som. Há um editor de código Java onde é possível acompanhar em tempo real a construção do código durante a palestra. Há também um chat para interação das pessoas e enquetes que são feitas aos participantes durante a aula.

Embora ainda em desenvolvimento e aprimoramento, o Lohis é extremamente estável e usável. Seus recursos são completos e permitem aulas muito interessantes e interativas. Foi exemplar na aula de JForms; pretendo participar de mais aulas.

---

Parabéns a todos os envolvidos nesses projetos de sucesso.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home