Quarta-feira, Dezembro 01, 2004

Promiscuidade e Netscape: uma analogia à altura

Como se já não bastasse o bordel informático do Internet Explorer que tenta prostituir toda a Internet, a Nestcape resolveu lançar seu próprio prostíbulo virtual com a versão 8 de seu navegador.

A nova versão do agonizante programa da Aol/Netscape vinha sendo ovacionada há algum tempo por reconhecer a importância do Mozilla Firefox e tomá-lo como base.

Esse entusiasmo durou até a divulgação do protótipo do novo Netscape para os beta-testers cadastrados. Fizeram o Internet Explorer parecer um pobre cafetão favelado.

Resumindo, uniram tudo que poderia haver de mais sujo no mundo dos navegadores Web em um só programa: uma versão instável e com problemas de segurança do Firefox somado ao pior programa da história da humanidade, o Internet Explorer.

Anunciado como um recurso de extrema valia, o Netscape 8 tem a estúpida capacidade de alternar o motor de renderização das páginas entre o Gecko (do Mozilla) e o Trident (do Internet Explorer). Não vou repetir aqui todo o discurso contra o IE; apenas digo que todos aqueles absurdos de segurança e incompatibilidade estão no novo Netscape.

E, pra fechar com chave de ouro, o Netscape usa como base o Firefox 0.9.3 que não possui importantes melhorias de segurança e estabilidade adicionadas à versão final do Firefox (1.0).

Se depois disso você ainda quiser dar uma olhada, veja um artigo do MozillaZine entitulado "Um primeiro olhar no Netscape baseado no Firefox" (recheado de fotos obscenas).

PS. Desculpem o tom do post; tentei ser sutil na medida do possível sem baixar demais o nível da conversa. ;-)

update: um título mais instigante para o post

0 Comments:

Post a Comment

<< Home