Quinta-feira, Dezembro 30, 2004

Últimas atividades do ano e uma discussão interessantíssima sobre o Prevayler

Pois bem, o ano está acabando e eu prometi um post legal mas não consegui terminá-lo! :-)
Era um post gigante sobre minhas idéias para meu novo site e um possível projeto open source . Escrevi pra caramba mas ainda faltam alguns ajustes (está nos drafts do blogger); vou dar uma pensada nas férias em alguns pontos que ficaram em aberto e depois divulgo pra galera!

Férias? Isso mesmo: férias! Volto só dia 10 de janeiro! Vou passar o ano na Canção Nova e depois vou pra Ubatuba curtir um solzinho!

Enquanto isso, meu espírito computólogo continua sedento hehehe.
Em particular, estou acompanhando a imensa discussão que está acontecendo em torno do Prevayler, em âmbito mundial e nacional. Lembrando que o Prevayler é um projeto brasileiro com repercussão mundial que implementa uma camada de persistência em Java (mantém seus dados todos na memória RAM, fazendo snapshots - cópias - em disco periodicamente).

Tudo começou com uma entrevista no JavaFree do Klaus, criador do Prevayler. Estourou então uma dicussão acalorada no TheServerSide e no blog do Mike Spille (aqui e aqui). A grande questão é se o Prevayler é um substituto aos Bancos de Dados relacionais, como prega o Klaus, ou se é um grande engodo mantido pelo marketing agressivo do mesmo Klaus. Então o Carlos Vilella, outro desenvolvedor do Prevayler, entrou na discussão e postou no seu blog, em tons mais moderados, dizendo que o Klaus às vezes exagera um pouco.

Enfim, isso tudo deu num tópico interessantíssmo e de altíssimo nível no fórum do JavaFree. Se você tem algum interesse pelo assunto, leia pelo menos a entrevista e o tal tópico no JavaFree (ambos em português). Dá pra entender bem o que é o Prevayler e seus prós e contras.

[eu, particularmente, estava estudando o uso de uma camada de pesristência no meu novo Site e achei isso muitíssimo interessante.]

Bom, depois da minha última dica do ano, desejo a todos um ótimo ano novo! Que 2005 seja o melhor ano de todos até agora com muita alegria e felicidade! É isso ae, até janeiro! ;-)

1 Comments:

At 1:12 PM, Rodolpho said...

SérgiÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!
Volta logo dessas férias, rapá! :D

Abraço!

 

Post a Comment

<< Home